Autores: Equipe PROADV
Atendendo a pleito da OABRJ, o governador do estado Wilson Witzel incluiu a advocacia na lista de atividades essenciais, com liberdade de locomoção durante o período de restrição atual por conta da pandemia do novo coronavírus. O pedido ao governador do Estado foi enviado na última segunda-feira, 23 de abril.
Com esta nova resolução, advogados e serviços de advocacia estão incluídos na lista de atividades econômicas e situações específicas que, em razão da natureza de sua profissão, não se encaixam nas restrições de circulação de pessoas no transporte intermunicipal de passageiros entre a capital e a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Cientes da necessidade estar em casa no atual momento, a requisição da OABRJ foi baseada na tese de que a advocacia se torna de suma importância num momento de instabilidade onde emergências na área de saúde podem surgir havendo a necessidade da ação de um advogado e, já que o Tribunal de Justiça está funcionando em regime de plantão, pronto para atender às demandas, o advogado precisa ter acesso e trânsito livres para que possa exercer sua função com maior eficiência.