fbpx
Football scene at night match with player ready to shoot the ball

Com o novo calendário o Papai Noel vai a campo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

     

Devido à longa parada das atividades desportivas no Brasil por conta da pandemia de Covid-19, a CBF publicou, nessa semana, o calendário do futebol masculino revisado da temporada 2020. Agora está confirmado que o encerramento da temporada 2020 será apenas em fevereiro de 2021. Mas apesar da alteração, a estrutura das principais competições (séries A, B e C) será mantida.

O presidente da entidade nacional, Rogério Caboclo, citou que foi a forma encontrada para atender a todos do ecossistema futebolístico: “Este redesenho é a forma que encontramos para entregar o calendário integralmente e garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes com os detentores de direitos televisivos, patrocinadores e apoiadores”. É importante frisar que a pandemia causou impactos diretos e indiretos no jogo, mas sobretudo no negócio, e apenas reagendar as datas foi a opção mais razoável.

Com a mudança, não deverá haver jogos das principais competições nacionais nas datas FIFA, períodos em que há jogos da seleção brasileira principal, mas não haverá parada para o período das Olimpíadas e da Copa América, competições que também foram reagendadas.

Acreditamos que as medidas adotadas são adequadas, inclusive sob o prisma jurídico, respeitando não só as condições mínimas estabelecidas pelas normas do Regulamento Geral de Competições 2020 da própria CBF e as diretrizes dos diplomas FIFA editados especificamente para o período, bem como as condições do Estatuto do Torcedor e da Lei Pelé.

Entretanto, salta aos olhos a previsão de jogos nos dias seguintes ao Natal, data religiosa, algo que não é comum no Brasil, apesar de ser comum em competições estrangeiras, incluindo de outras modalidades. Na Inglaterra já é algo bem tradicional e muito aguardado pelos torcedores. Trata-se do boxing day. Todo dia 26 de dezembro, feriado na região, os torcedores têm uma extensão das comemorações natalinas com a disputa de jogos das primeiras quatro divisões, uma história que começou em meados de 1860 com o jogo entre Sheffield FC e Haltam FC.

A tradição é tão forte que mesmo nos períodos de guerra os jogos eram mantidos e com os estádios cheios. Entoando cânticos natalinos, as torcidas celebravam e comemoravam a especial data. Mesmo com alguns contratempos ocorridos nas décadas de 1950 e 1960, o movimento jamais enfraqueceu e está programado para o final desse ano.

E como será a iniciativa no Brasil? As torcidas irão acompanhar os jogos no estádio? E pela TV? Será que se repetirá em 2021?

Quem já está convocado é o Papai Noel e ele irá a campo. Agora é esperar quais torcidas ganharão gols e vitórias de presente.

Ho… Ho… Ho… Será um feliz Natal?

……….

Crédito foto: Unsplash.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2019 – All Rights Reserved – PROADV by IMPACTA

Entre em contato

× Como posso te ajudar?