fbpx
advogado de excelência

Como ter uma carreira de advogado de excelência

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

     

Autora: Lisandra Thomé

São muitos os advogados que desejam ter uma carreira de advogado de excelência, sólida e duradoura. Dos bacharéis e jovens advogados aos profissionais mais experientes, há sempre alguém que espera ser lembrado por clientes, parceiros e concorrentes como um profissional de alta performance.

Um advogado de excelência é aquele profissional que gera resultados e é desejado por clientes pelas soluções mais inovadoras – muitas vezes nada complexas. No entanto, é preciso superar muitos obstáculos pessoais, profissionais e financeiros até alcançar este patamar.

Para ter uma carreira de alta performance (e isso nada tem a ver com estar ligado no 220v e sim em possuir, habilidades pessoais que potencializam as chances de sucesso), é preciso investir na vocação e em expandir conhecimentos de forma contínua. Mas não é só isso. Estes são apenas alguns dos 8 passos para ter uma carreira de advogado de excelência.

Desafios da advocacia

Não é raro conhecer profissionais que se sentem frustrados e desgostosos com a profissão. Afinal, a concorrência desleal, as disputas por clientes e a baixa perspectiva de conquistas são recorrentes.

No entanto, existem estratégias que podem ser adotadas para superar os desafios da advocacia – apesar de não existir uma fórmula pronta que garanta um caminho sem percalços.

Uma das formas envolve definir objetivos e metas claras para atingir ao longo do caminho.

Outra questão é aplicar uma boa dose de inteligência emocional, fundamental para que o advogado supere as dificuldades e adversidades ao longo da carreira.

Em resumo, é preciso seguir pelo menos alguns dos passos mais essenciais para quem espera ter sucesso neste mercado.

Para uma carreia de advogado de excelência

Todas as dicas para o exercício de uma advocacia de alta performance exigem determinação em qualquer que seja o seu estágio profissional – iniciante ou experiente. Pois nesta profissão, como em todas as demais, não há sucesso sem dedicação, trabalho duro, estudo e persistência.

Vamos aos 8 passos que considero fundamentais para construir uma carreira de advogado de sucesso:

1. Defina um nicho de atuação e especialize-se
Advogados iniciantes e experientes se enganam ao pensar que perderão dinheiro e oportunidade ao se especializarem em um nicho. Na verdade, é o contrário. Ao definir uma área específica de atuação ou um público-alvo específico para atender, você poderá criar uma estratégia de marketing mais direcionada e que se comunique melhor com esse nicho. Da mesma forma, ao conhecer e estudar mais afundo o seu nicho de atuação, você acaba se tornando um advogado especialista e com mais autoridade para tratar dos assuntos relacionados a determinada área ou segmento e isso reflete em mais segurança e confiança na hora do cliente decidir te contratar. Além disso, quanto mais especialista for, mais perceptível será o valor do seu trabalho para o cliente e com isso aumentam as suas possibilidades de cobrar honorários acima da média pelo seu trabalho.

2. Transforme o estudo em rotina
A busca por atualização e novos conhecimentos deve ser uma constância na vida de todo advogado. Se você não gosta de ler e de estudar, deveria ter escolhido fazer outra faculdade que não a de Direito. O direito é uma profissão que requer muita leitura e muito estudo. Para conquistar uma carreira de advogado de excelência você deve buscar constantemente novos conhecimentos. Ao se sentir mais seguro, você será capaz de passar confiança para seus clientes e potenciais clientes.

Além disso, procure se envolver no universo jurídico. Isso significa produzir conteúdos, escrever artigos, publicar livros, ministrar palestras e cursos, participar de entrevistas. Ou seja, há diversas formas de entregar informação de valor. Isso tudo fará com que você se torne cada vez mais conhecido pelos seus demais colegas de profissão e, consequentemente, ganhe autoridade perante os seus clientes.

3. Não se limite ao conhecimento jurídico
O advogado que deseja ser diferenciado não pode ter conhecimentos gerais limitados. Você também precisará desenvolver outras habilidades que são igualmente importantes para ajudá-lo a crescer na carreira. Se algum dia você for sócio de um escritório, por exemplo, vai precisar aprender sobre gestão organizacional e de pessoas, além de precisar agir e pensar com a mente de um empreendedor.

Assim, tenha uma cabeça aberta para todo o tipo de conhecimento e não só aos livros jurídicos, pois cada vez mais o mercado tem demandado profissionais versáteis que tenham soluções inusitadas para os problemas cotidianos.

4. Tenha vocação
Como em qualquer carreira, exercer o Direito exige habilidades inerentes à profissão: interesse por leitura, boa escrita, facilidade de comunicação, argumentação e persuasão, oratória, sociabilidade, capacidade de resolver problemas, saber ouvir as pessoas, e organização. Se você já possui estas aptidões, ótimo!

No entanto, caso não as possua, existem técnicas para desenvolver cada uma delas. O importante é saber que, em algum momento, você irá precisar destas aptidões. Se você não estiver disposto a desenvolver algumas delas vai se sentir limitado para exercer a profissão. Se for este o seu caso, talvez você precise repensar se este é o caminho que você deseja seguir.

5. Tenha inteligência emocional
A advocacia é uma profissão muito estressante. Tanto o início da trajetória como todo o seu percurso profissional serão difíceis por exigirem de você controle e dosagem equilibrada de emoções. Por isso, é importante aprender a administrá-las, lidar com a ansiedade e a frustração e aprender a desenvolver a resiliência. É preciso, por exemplo, aplicar doses equilibradas de jogo de cintura para lidar com clientes, colegas, chefes, servidores públicos e autoridades públicas.

6. Saiba conquistar e fidelizar clientes
Advogados são muito preocupados com preço e se esquecem de que a geração de valor é algo muito mais importante para fidelizar clientes. Procure construir um vínculo afetivo com os seus clientes e realmente conhecer os problemas que angustiam os clientes. Preocupe-se em lhes entregar o que eles realmente precisam.

7. Tenha planos e metas
Poucos advogados e escritórios de advocacia trabalham com um planejamento estratégico. Por isso não experimentam resultados realmente expressivos.

Ter um plano de negócios estruturado, que esteja baseado em um propósito e que se traduza em objetivos e metas é fundamental para definir aonde você quer chegar.

Além disso, um plano ajuda a orientar quais são as ações necessárias para que você consiga alcançar os resultados desejados. Um plano de negócios serve para você definir a carreira que quer exercer, para começar o seu escritório de advocacia ou desenvolver novas áreas de atuação.

8. Faça networking da forma certa
O networking pode ser uma poderosa ferramenta para fazer novos negócios, conquistar uma nova oportunidade de emprego ou a tão sonhada recolocação profissional.

Networking é a capacidade que um profissional tem de estabelecer contatos com alguém ou com instituições ou de estabelecer conexões com redes de contatos.

O problema é que a maioria das pessoas recorre ao networking de forma equivocada, ativando a sua rede útil de contatos somente quando está precisando de alguma coisa – o que, comumente, passa a impressão de mero interesse.

Quando isso acontece, o profissional passa a impressão de mero interesseiro. Com isso, dificilmente o networking gera resultados efetivos. Para construir um bom networking é necessário que o advogado considere algumas premissas básicas, como, por exemplo, construir credibilidade perante as pessoas, saber utilizar as redes sociais para fortalecer as conexões e conhecer bem o seu público-alvo.

E se você já coloca em prática todos esses passos, parabéns! Você está no caminho certo!

Te desejo muito sucesso!

Um grande beijo,
Lisandra Thomé

 

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2019 – All Rights Reserved – PROADV by IMPACTA

Entre em contato

× Como posso te ajudar?