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Como utilizar o marketing de conteúdo para atrair clientes na advocacia?

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Autora: Lisandra Thomé

Dentre as diversas estratégias de marketing, acredito que o marketing de conteúdo seja a mais eficaz para a atração e fidelização de clientes em praticamente todos os modelos de negócios, incluindo, a Advocacia.

Desde o início da era digital, pesquisas têm mostrado que o marketing tradicional, feito por meio de publicidade em jornais e revistas, não gera mais os resultados que gerava antigamente, sendo o marketing digital a forma mais eficaz de se divulgar a sua marca hoje em dia.

Além disso, como o Código de Ética e Disciplina da OAB não permite o uso da publicidade por advogados, o marketing de conteúdo se tornou a melhor forma para você divulgar a sua marca e o seu escritório.

Mas o que é Marketing de Conteúdo?

Bem, o marketing de conteúdo é a produção de conteúdo (artigos, vídeos, e-books) e o seu compartilhamento na Web para um público-alvo específico de forma a gerar relacionamento e divulgação da sua marca e dos seus serviços.

Quais são os objetivos do Marketing de Conteúdo?

– Criar autoridade e credibilidade com o seu público-alvo;
– Divulgar o seu escritório e a sua marca pessoal;
– Criar relacionamento com os seus potenciais clientes;
– Mostrar para os seus potenciais clientes qual a sua área de atuação e como você pode ajudá-los;
– Conquistar esses clientes potenciais e fidelizá-los.

Como fazer um Marketing de Conteúdo eficaz?

Há alguns passos que você deve seguir para fazer um marketing de conteúdo eficaz. Veja quais são eles:

#1- Defina o seu nicho de atuação

Definir o nicho de atuação é escolher uma área da advocacia em que você deseja atuar e estabelecer qual tipo de cliente você quer atingir. Quanto mais direcionado for o seu nicho, mais assertiva será a sua comunicação e melhores serão os seus resultados.

Muitos advogados ao se formarem e abrirem seus próprios escritórios acreditam que precisam pegar todo e qualquer tipo de cliente para conseguirem pagar as suas contas. É claro que as contas chegam e nós precisamos de dinheiro no final do mês para honrarmos com as nossas responsabilidades. Porém, a curto prazo isso pode até lhe render algum resultado, mas a longo prazo isso não vai te trazer a sustentabilidade e rentabilidade que você deseja.

Quanto antes você definir uma área de especialização e com qual tipo de clientes você quer trabalhar, melhor. A escolha da especialização lhe trará benefícios como economia de tempo e energia, pois te dará um foco a perseguir. Quando você atira para todos os lados, acaba não se especializando em nada e isso não te trará os holofotes que deseja para atrair clientes e boas oportunidades na advocacia.

Ao se especializar você pode investir em conhecimento numa determinada área, o que te trará muito mais autoridade e credibilidade para compartilhar conteúdo relevante com o seu público-alvo.

#2- Defina estratégias de marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo não significa simplesmente fazer postagens em seu blog ou site e publicar artigos a esmo nas redes sociais e em portais jurídicos. Você precisa definir que tipo de conteúdo será relevante e trará valor para o seu público. Pergunte-se como você poderá ajudar o seu público com o seu conteúdo e de que maneiras você poderá fazer isso. Existem diversas formas de se divulgar conteúdo na Web que não se limitam à publicação de artigos em sites e portais jurídicos. Você pode pensar em produzir um vídeo, um e-book ou ter um canal no periscope, por exemplo.

Ah, outra coisa importante. O marketing de conteúdo não significa produzir conteúdos de autopromoção, falando o quanto você é bom e etc. Significa produzir conteúdos que tragam alguma ajuda, algum insight, algum valor para aquela audiência que você quer atingir. Você precisa solucionar problemas da sua audiência com o seu conteúdo.

#3- Tenha um site ou um blog

Estabeleça um local onde você publicará o seu conteúdo e o seu público-alvo poderá encontrá-lo e saber mais sobre você.

Pesquise onde mais você pode compartilhar o seu conteúdo e que será acessível ao seu público-alvo. As redes sociais, facebook e linkedin, são excelentes canais para se fazer marketing de conteúdo, permitindo que você mostre aos seus amigos e potenciais clientes sobre os seus conhecimentos em determinada área do direito e com isso criar sua autoridade e credibilidade. O importante é saber usar as redes sociais com responsabilidade a fim de não comprometer a sua imagem pessoal e profissional.

#4- Tenha consistência e regularidade

O marketing de conteúdo é uma atividade que exige tempo e dedicação, não se tratando de uma atividade de final de semana.

Se você quer realmente investir nessa estratégia, precisará dedicar boa parte do seu tempo em adquirir conhecimento, o que significa muito estudo e muita atualização dos assuntos relevantes para o seu público-alvo. Além disso, você precisará dedicar outra boa parte do seu tempo para produzir o seu conteúdo que deve ser divulgado de forma consistente e com regularidade a fim de se criar uma audiência e formar a sua credibilidade e autoridade na área.

Se você for publicar artigos, o ideal é publicá-los pelo menos duas vezes por semana em seu blog ou site. Se for gravar vídeos, alimente o seu canal do youtube pelo menos duas vezes ao mês. Ah, e, é claro, o material precisa ser relevante e agregar valor à sua audiência!

#5- Estude ferramentas de Marketing Digital

Para promover o seu conteúdo de forma eficaz você precisará entender e estudar as diversas ferramentas de marketing digital. Há diversos cursos de marketing digital que podem ser feitos online ou, se você puder, contrate alguém que seja fera no assunto para fazer isso para você. Mas, o importante é que você utilize as ferramentas de marketing digital que serão fundamentais para direcionar o seu marketing de conteúdo e para você conseguir alcançar os resultados desejados.

Se você quiser começar a se familiarizar sobre o assunto, eu indico um livro de Marketing Digital intitulado “Negócios Digitais”, do Alan Pakes. Comprando o livro dele na internet, você ganha o curso online de marketing digital.

Se desejar entender mais sobre marketing de conteúdo, assista ao vídeo abaixo no canal do youtube.

Bom trabalho e boa sorte!

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