fbpx

Por que escolher um coworking jurídico?

Autor: Mateus Terra

Os espaços de Coworking vêm se multiplicando ultimamente. Especialmente no Centro do Rio, praticamente em toda quadra há um espaço diferente, com propostas diferentes.

Mas será que coworking é para advogados? Vamos falar sobre isso hoje. Mas antes, vou explicar como cheguei a um espaço de coworking.

 1. COMO COMECEI A TRABALHAR EM UM ESPAÇO DE COWORKING

Hoje, trabalho com um misto de homeoffice e coworking, mas levou algum tempo para me convencer que seria a melhor opção. Na verdade, o timing da decisão coincidiu com dois eventos grandes na minha vida: primeiro, tinha encerrado uma sociedade de alguns anos e, logo após, minha esposa ficou grávida.

Com o fim da sociedade, entendi que não queria arcar com o custo de uma sala sozinho, além de não querer mais ir diariamente ao Centro – um movimento permitido pelo crescimento do Processo Eletrônico.

Assim, ao terminar minha sociedade, fiquei por um período em homeoffice. Naquela época, espaços de Coworking não eram tão comuns, então nem passava pela minha mente. No entanto, acabei vendo uma publicidade do Clube do Advogado (hoje ProAdv Work) e resolvi experimentar.

Desde então, até a data que escrevo esse artigo (setembro de 2019) continuo como cliente satisfeito.

 2. VANTAGENS DO COWORKING

Utilizar um espaço de coworking tem diversas vantagens. Vamos ver quais são?

a) Custo reduzido
Considero uma das principais vantagens de um espaço de coworking. Você tem um espaço comercial, geralmente em um endereço nobre, já montado, por uma fração do que investiria em um espaço próprio.

b) Praticidade
Quando administrava minha sala, tinha diversos problemas a resolver: negociar com administradora de imóvel, discutir com empresa de telefonia, fazer manutenção, faxina, diversos pagamentos ao longo do mês…em um espaço de coworking, nada disso é necessário. O espaço já está pronto e preparado para o seu uso.

c) Endereço comercial
Uma das piores partes de se trabalhar em homeoffice é não ter um endereço para colocar no cartão, no site, ou no registro do seu CNPJ. Em muitos casos, recorremos ao nosso endereço residencial, o que pode vir a ser problemático. O endereço comercial do espaço de coworking resolve facilmente esse problema, trazendo mais profissionalismo a sua atuação.

d) Networking
Convivendo com várias pessoas diferentes em um espaço, é

3. OS CLIENTES ACEITAM BEM O ESPAÇO DE COWORKING?

Atualmente, todos os meus clientes aceitam bem o fato de que eu trabalho e os atendo em um espaço de coworking. Mas nem sempre foi assim, e tive que vencer algumas resistências iniciais.

A primeira resistência é a interna: eu tive que me convencer que não era um problema. Fomos criados para ter preconceito com quem “divide escritório”, ou com quem “trabalha em casa” – o que não faz sentido nenhum.

Hoje, com as mudanças de dinâmica de trabalho, é um fato extremamente normal, e até desejado pelos nossos clientes, que buscam mais equilíbrio e mais qualidade de vida.

Além disso, o conceito de coworking vem sendo cada vez mais difundido, e isso traz uma grande aceitação por parte dos clientes. Já não é mais necessário explicar o conceito para o cliente, o que facilita imensamente o processo.

4. COWORKING JURÍDICO – O QUE É?

O ProAdv Work é um espaço de coworking voltado exclusivamente para advogados. E isso traz uma série de vantagens.

Primeiro, é importante destacar que os espaços de coworking, em regra, são mais descontraídos. Alguns clientes não se sentem bem nesse tipo de espaço, buscando uma sobriedade maior.

Essa sobriedade é oferecida no ProAdv Work, que consegue equilibrar bem um espaço de inovação com uma aparência mais tradicional de escritório de advocacia. Fica bem fácil de se verificar pelas disposição e decoração das salas de reunião.

Aliás, esse é um outro ponto positivo. O espaço dispõe de 6 salas de reunião que atendem muito bem à necessidade de atendimento privativo e personalizado que nossa profissão traz.

O atendimento específico ao cliente da advocacia se faz presente em todos os momentos, desde a recepção, até o encaminhamento à sala de reunião.

Além disso, fica muito mais fácil de se fazer um networking específico entre colegas, já que todos no espaço são advogados.

5. CONCLUSÃO

Vemos, assim, que é perfeitamente possível migrar completamente para o trabalho em um espaço de coworking, tendo inúmeras vantagens sobre uma sala tradicional.

Mas não se convença apenas pelas minhas palavras: aproveite a promoção de uma semana gratuita e conheça o ProAdv Work!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conheça um pouco mais sobre as nossas empresas e soluções:

× Como posso te ajudar?

Entre em contato