fbpx
Marketing group working on presentation. Scrum meeting, teamwork, task list. Business concept. Vector illustration can be used for presentation slides, landing pages, posters

Quais as habilidades mais demandadas na área jurídica para 2020?

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

     

Autor: Adriano Marcelo Baptista

Em recente publicação de uma tradicional empresa de recrutamento, ela elencou as habilidades mais demandadas pelas empresas para a área jurídica em 2020. Você já parou e refletiu quais as habilidades o mercado está procurando e quais delas faz parte de sua vida profissional? Deveria, independentemente se você for um profissional privado, público ou de empresas, estas habilidades devem fazer parte da sua agenda.

As habilidades mais demandas são estas:

  • Perfil inovador
  • Senso de dono
  • Perfil comercial
  • Visão de negócio
  • Foco em resultados
  • Perfil Business Partner

Perfil Inovador

Estamos vivendo um período de grandes e rápidas transformações por conta da introdução de novas tecnologias e isso vem alterando substancialmente a forma de trabalhar. É uma ótima oportunidade para repensar a sua forma de trabalho e conhecer novas tecnologias e metodologias de trabalho para gerar inovação no seu ambiente de trabalho. Identifique os problemas e busque inovações internas ou externas para solucioná-los. Não é mais aceitável o perfil de jurídico conservador e passivo, que fica sentado em sua sala esperando as demandas. Temos que estar antenados às novas tecnologias, novos insights, novas formas de fazer as coisas, temos que repensar a forma de trabalho atual e buscar mais segurança, menor custo e menor tempo de resposta. Tudo isso garantindo a satisfação do nosso cliente. Não é fácil, mas não é impossível.

Senso de dono

Tem a ver como você se comporta em relação a empresa. Como se diz comumente: Você coloca o seu CPF nas suas decisões? É muito fácil não decidir ou somente discutir tudo em tese. Advogados adoram isso, adoram o “SMJ” (Salvo Melhor Juízo), ou como diria um diretor financeiro com quem tive a oportunidade de trabalhar, essa resposta nada mais é do que uma deliberada excludente de responsabilidade do advogado para qualquer situação. Não é isso que se espera. Precisamos agir como se fossemos dono do negócio e assumir as responsabilidades como se fossemos o dono, comprometendo-se com o resultado e com as decisões tomadas. Nossas decisões devem técnicas e também empresariais. É isso que se espera de um bom advogado corporativo.

Perfil Comercial

Os profissionais hoje são multifuncionais e devem se integrar e cooperar com todas as áreas da empresa, principalmente com a área comercial. Essa integração, alinhada a cultura da empresa, faz com que você naturalmente “venda” a sua empresa, mostrando as vantagens competitivas do seu negócio e o que a faz diferente da concorrência. Além disso, essa integração faz com que você se preocupe com o resultado do negócio e, proativamente, busque ajudar a vender seu produto ou serviço, a alcançar os resultados corporativos. É identificar e/ou criar oportunidades que possam ajudar no negócio, nos resultados, não se restringindo só ao jurídico.

Visão de negócio

Todas essas habilidades são interligadas e voltadas aos negócios. Nesse caso é conhecer o negócio como um todo. É conhecer e conseguir analisar, por exemplo, o balanço, o fluxo de caixa da empresa, a DRE – Demonstração de Resultados do Exercício. É conhecendo profundamente tudo isso que você pode atuar de forma mais estratégica, trazendo soluções melhores, mais ajustadas ao seu negócio. Além disso, é pensar comercialmente, além de juridicamente. Muitos advogados não se atentam que nem sempre a melhor solução jurídica é a melhor solução empresarial. É entender o contexto e tomar a melhor decisão para o negócio.

Foco em resultados

Sem resultado consistentes e contínuos não há empresa que resista. Todos os executivos devem conhecer quais são os seus objetivos e trabalhar incansavelmente na busca deles. Os resultados do Jurídico é uma parte do todo, mas o profissional diferenciado, além de cumprir os seus objetivos, ajuda as demais áreas na obtenção dos resultados deles, justamente por ter uma visão do todo. Não basta uma área conseguir o resultado e as outras não. O resultado é da companhia e todos devem trabalhar para alcançá-los. O foco no resultado é um dos pilares principais que garante a sustentabilidade do negócio.

Perfil Business Partner

Nada mais é do que ser parceiros de negócios, parceiros das demais áreas da empresa. Em uma simples alusão ao futebol, sabemos que quem ganha o campeonato é o coletivo e não um jogador, mesmo que diferenciado. Ele pode ser importante para ganhar algumas partidas, mas o campeonato só é ganho com o time inteiro. Da mesma forma acontece nas empresas, o time unido e trabalhando com empenho, com foco nos resultados, inovando, com senso de dono, obtém um resultado superior, sempre. Ou seja, o jurídico deve criar parcerias com as áreas, saber trabalhar em um time multidisciplinar, de forma lean, ágil, para entregar o resultado esperado.

A qualidade técnica sempre vai ser importante em todas as áreas, no jurídico não é diferente, mas não basta mais só isso. É preciso conhecer profundamente a empresa, colaborar ativamente e proativamente, ser flexível, buscar inovações, empreender no seu negócio e alcançar os objetivos corporativos, tudo isso alinhado a visão, missão e valores da empresa.

 

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

Comments 4

  1. Filipe Estefan says:

    Parabéns pelo Texto!
    O grande desafio da advocacia hoje passa pelas habilidades acima descritas.

  2. Reginaldo says:

    Excelente matéria.
    Possuo tais habilidades e estou me candidatando a uma vaga para advogado, por ventura disponíve,l nos escritórios de advocacia ou no Corpo jurídico de alguma sociedade empresária.
    Aguardo contato.
    Atenciosamente.

  3. Amanda de Moraes says:

    De verdade é tudo que busco atualmente na minha profissão, esse texto enfatiza o que venho perseguindo. Não podemos mais ficar fixados na tela do computador adstritos ao ambiente de escritório! Hoje o advogado precisa apresentar seus conhecimentos e fazer um Network com os demais colegas, trocar experiências é fundamental. Toda acesso as redes sociais são facilitadores de troca de informações com oportunidade de aprendizado diário.

    • admin says:

      Prezada Amanda, obrigado pelo comentário, o qual contribui imensamente para o assunto abordado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2019 – All Rights Reserved – PROADV by IMPACTA

Entre em contato

× Como posso te ajudar?