fbpx

Tecnologia como aliada dos departamentos jurídicos

Autor: Adriano Marcelo Baptista

A tecnologia pode ser uma grande aliada dos departamentos jurídicos. Se o seu departamento jurídico está minimamente organizado, principalmente no que tangem os 5 pontos principais de um departamento jurídico, já comentados em outro artigo, você pode aproveitar todas as potencialidades disponíveis pelas empresas de law/legal techs para alavancar seu jurídico.

A tecnologia a ser aplicada vai depender da sua necessidade e do seu orçamento. Posso garantir que já existem disponíveis inúmeras alternativas que facilitam o trabalho de um departamento jurídico, tais como: sistemas de gestão de processos, procurações, contratos, documentos, além de automação, jurimetria, resolução de conflitos online, extração e monitoração de dados públicos, até inteligência artificial.

Se você atua no contencioso, comece com um bom sistema de gestão de processos, com workflows desenhados para a sua realidade, que garanta controle e informação (dados), que podem ser analisadas por meio de jurimetria. Se a sua atuação é mais consultiva, existem também ótimas alternativas para gestão de contratos, procurações, documentos, atos societários, imóveis, etc. Um bom sistema de gestão, corretamente alimentado, garante controle e informações que podem ajudar na identificação da origem dos problemas e na atuação preventiva.

O próximo passo é substituir trabalhos repetitivos por automação do sistema, que pode se dar por meio de um workflow bem definido e até por softwares robôs, cada vez mais utilizados pelas empresas e por escritórios de advocacia. A automação permite ganho de escala, por funcionar 24/7, ou seja, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Reduz o trabalho braçal, muitas vezes reclamado pelos advogados internos e externos, e custos com paralegais ou controladoria jurídica, focando o trabalho do advogado no que importa, nas questões jurídicas.

Tudo isso, já garante uma gama de informações valiosas sobre a sua empresa, que se bem analisadas, podem trazer inúmeros inputs valiosos. Ainda mais poderoso se cruzar essas informações com as das outras áreas de sua empresa (vendas, supply chain, financeiros, etc), com dados externos da justiça, do setor, da concorrência. Sistemas de analytics ou jurimetria podem ajudar a gerar informações riquíssimas que muitas vezes você não está percebendo.

Cada vez mais grandes grupos estão adotando a resolução de conflitos online, pois não querem litigar com seus consumidores. Existem diversos caminhos, desde a conciliação extrajudicial até nos casos já judicializados. Muitas empresas buscam resolver a demanda logo quando recebem a citação e antes da audiência inicial, reduzindo o desgaste com o consumidor, os custos com o processo e evitando precedentes negativos.

Outra opção é a extração e monitoração de dados públicos que pode se dar por meio da captura de publicação processual de diário oficial, por meio de um robô, e lançamento automático no sistema utilizado por seu departamento jurídico, até o acompanhamento de projetos de normas que possam impactar o seu negócio, muito importante para análise de risco e compliance das empresas.

O mais refinado disso tudo é a utilização de inteligência artificial – IA. Muitos fazem propaganda da utilização de IA, mas na verdade utilizam somente automação. Cuidado! A inteligência artificial trás refinamento no seu sistema de gestão, interage com todos os dados internos e externos definidos, agiliza a análise de dados e sugere caminhos para a tomada de decisão.

O seu departamento jurídico tem duas opções: ignorar a tecnologia ou utilizá-la da melhor forma para alavancar os seus resultados e, consequentemente, da sua empresa. Garante o controle efetivo do contencioso e do consultivo e gera dados que podem ser traduzidos em informações estratégicas para a empresa. Além disso, também simplifica e agiliza soluções de conflitos, reduz os riscos e aumenta o compliance da empresa. É um caminho sem volta.

Já pensou em incubar uma empresa de TI no seu departamento jurídico para ela te ajudar a ver todas as oportunidades que você tem? Já pensou em fazer um Hackathon para ver quem tem a melhor solução para o seu jurídico? Saia da caixa, da mesmice. Os tempos são outros e o jurídico precisa evoluir.

A dúvida é: Você está nesse trem bala ou está somente observando?

Comments 1

  1. Bruno Brandão Mattos says:

    Quais softwares você indica para fazer essas automações?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conheça um pouco mais sobre as nossas empresas e soluções:

× Como posso te ajudar?

Entre em contato